Um urso do Parque Nacional “Glaciar Bay” do Alaska foi fotografado utilizando uma pedra coberta de crustáceos como esfoliante enquanto se banhava. É a primeira vez que se observa o uso de ferramentas por um urso. As informações são do site IgualdadAnimal.
É possível que o urso tenha utilizado a pedra para arranhar a pele na tentativa de retirar restos de comida ou aliviar algum tipo de irritação. Além disso, a observação foi feita durante o período em que estes animais trocam de pelagem, época em que costumam esfregar-se nas árvores ou rochas com o propósito de facilitar sua queda.
“As lontras marinhas usam pedras para quebrar os cascos de ouriços do mar e de mariscos, os elefantes usam esponjas para cobrir seu rosto, enquanto que as baleias jubarte aprenderam a fazer uso das bolhas para capturar alimento”.
“Não sabemos quão comum é este comportamento, mas acredito que a verdadeira experiência de aprendizagem tem sido a que vivo ao descobrir o pouco que realmente sabemos sobre as capacidades dos ursos em geral, e especialmente dos ursos pardos.” comentou Volcker Deecke, pesquisador do Centro de Vida Selvagem da Universidade de Cumbria, no Reino Unido.
Fonte: ANDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você irá apenas deixar o link do seu blog nem perca seu tempo,pois ele será deletado!